quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aspectos Culturais da Noruega
Entre os noruegueses famosos incluem-se o dramaturgo Henrik Ibsen; os exploradores Roald Amundsen, Fridtjof Nansen e Thor Heyerdahl, os pintores Edvard Munch, o compositor do romantismo Edvard Grieg, a banda de música pop internacional A-ha e os romancistas Bjørnstjerne Bjørnson, Knut Hamsun e Sigrid Undset, vencedores do Prémio Nobel de Literatura em 1903,1920 e 1928, respectivamente.
Os noruegueses celebram o seu dia nacional a 17 de Maio, marcando o dia da Constituição da Noruega. Nesse dia, muitas pessoas vestem o bunad (trajes tradicionais) e a maioria assiste ou participa nas paradas do 17 de Maio que se realizam por todo o país. Os estudantes do último ano escolar também saem às ruas e festejam usando um tradicional macacão nas cores azul, branco e vermelho.
A Mitologia Nórdica também é parte importante da cultura do país, tendo influenciado diversos escritores de várias partes do mundo, como Tolkien, Neil Gaiman, Douglas Adams e Diana Wynne Jones. Os trolls fazem parte das canções, contos, ditados e crendices populares.
Como uma nação de fazendeiros e pescadores, a Noruega é famosa pela diversidade e simplicidade de sua culinária, muitas vezes associada ao bacalhau. Batatas e diversos tipos de peixes, pães, baga , cereais e queijos são consumidos no país, alguns pratos e comidas típicas são o lutefisk, o gravlaks, o kransekake, o brunost e lompes.
A Noruega é um país tradicionalmente cristão protestante, apesar de 64% de sua população ser composta, no ano de 2005, por agnósticos (47%) e ateus (17%), conforme o resultado apresentado pelo Eurobarometer Poll 2005. A maior minoria religiosa no país é o Islamismo, em decorrência do grande número de refugiados e imigrantes oriundos do oriente médio, representando aproximadamente 2% da população norueguesa.
Os dias com restrições ao comércio, trabalho e eventos desportivos e outros são os da tabela que se segue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário